terça-feira, 29 de agosto de 2017

NECESSIDADES HUMANAS BÁSICAS

             As Necessidades Humanas Básicas

A melhor Compreensão da Motivação do comportamento muitas vezes exige o conhecimento das necessidades humanas.
As Necessidades Humanas são um determinante, Por se tratar um dos motivos internos mais  importantes que orientam o comportamento e o desempenho do individuo.
Em pesquisas realizadas por diversos autores estudiosos da motivação humana, constatou-se que existem certas necessidades Fundamentais e também algumas cujas causas escapam ao próprio entendimento do homem. 
Essas causas se chamam necessidades ou motivos e são forças conscientes ou inconscientes que levam o individuo a apresentar um determinado comportamento.
A Motivação se refere ao comportamento, que é causado por necessidades de dentro so individuo.

5 Níveis de Necessidades Humanas "Maslow"

A Teoria de Sugeriu que os seres humanos têm cinco níveis de necessidades básicas: Necessidades Fisiológicas, realização pessoal, necessidade de segurança e estabilidade, Necessidade de estímulos e a necessidade de auto-realização.
As Necessidades Humanas estão organizadas e dispostas em níveis, em uma hierarquia de "necessidades" de importância com uma piramide
                       

      Princípios da Teoria da piramide de Maslow

1  .  Apenas quando um nível de necessidade é satisfeito é que o nível seguinte surge no comportamento.
2 . Nem Todos chegam ao topo da pirâmide das Necessidades "E como se fosse um nível supremo do jogo da vida feito para não ser alcançado" 
3 . As Necessidades Inferiores, mais importantes, podem voltar a ficarem insatisfeitas, Motivando novamente o comportamento do individuo, sobre as demais Necessidades.
4 . Sempre possuímos mais de uma motivação e seu efeito sempre é  em conjunto.

                  Teoria x e teoria y "McGregor"

                    Pressuposição da Teoria "x"

1  .  As Pessoas são  preguiçosas e indolentes.
2 . As Pessoas evitam  o trabalho.
3 . As Pessoas Evitam a Responsabilidade, a fim de se sentirem mais seguras.
4 . As Pessoas precisam ser controladas e dirigidas.
5 . As Pessoas são ingênuas e sem iniciativa.

                      Pressuposições da Teoria "y"

1  .  As pessoas são esforçadas e gostam de ter o que fazem.
2 . O trabalho é uma atividade tão natural como brincar ou descansar.
3 . As pessoas procuram e aceitam responsabilidades e desafios.
4 . As pessoas podem ser automotivadas e autodirigidas.
As As pessoas são criativas e competentes

Nota-se  que muitos conceitos enunciados sobre o comportamento humano no trabalho são  inadequados ou falhos. 
McGregror considerou que nos conceitos de administração, a Função da empresa é : organizar o trabalho, no que diz respeito à pessoa,  dinheiro, materiais, equipamentos; enfim, tudo que leva à realização do Lucro.
Dirigir as pessoas, controlar os esforços e as ações delas, modificando-as através da Motivação, a Fim de atender os interesses da empresa.


                Teoria  Dos Dois Fatores "herzberg"

Segundo a Teoria de "Herzberg" exitem  dois fatores que orientam o comportamento das pessoas. São eles Fatores motivacionais e Fatores Higiênicos .

                       Fatores Motivacionais

São Fatores  intrínsecos, que  estão relacionados com o conteúdo do cargo e com a  natureza das tarefas que o individuo executa que demonstram como o funcionário se sente e relação  ao seu cargo, envolvendo sentimentos de crescimento individual e relacionamento profissional.
Quando os Fatores Motivacionais são ótimos, eles provocam satisfação.

                          Fatores Higiênicos 

São Fatores extrínsecos, aqueles que se destinam a evitar  insatisfação, masque não conseguem  proporcionar satisfação. Esses fatores demonstram como o individuo  se sente  em relação  a sua organização no tocante a Bonus,  salários, relações de liderança, condições de trabalho, administração da organização, condições da instalações físicas, benefícios, diretrizes, políticas, inter-relacionamentos, regulamentos e serviços sociais.
Verifica-se, portanto, que os fatores levam à satisfação  no trabalho  "Fatores Motivacionais" são separadas e distintas  daquelas que levam à insatisfação no trabalho "Fatores higiênicos".
Assim , Os Chefes e Comandantes que procuram eliminar fatores que criam insatisfação no trabalho podem até ter sucesso nessa busca, mas não necessariamente, a Motivação de seus subordinados.

                Teoria da expectativa "Vroom"

Victor H. Vroom desenvolveu sua teoria da Motivação rejeitando noções preconcebidas que reconhecessem  diferenças individuais .
Esta Teoria relaciona  desempenho com recompensa.
A Força da inclinação para uma ação depende da força da expectativa de que o ato será seguido de uma recompensa.
A Motivação é o processo que governa a escolha de comportamentos voluntários alternativos.
O quadro inicial seria aquele de uma pessoa que poderia escolher entre fazer A,B ou C.
A Motivação da pessoa para escolher uma das alternativas dependeria de 3 fatores; 
                    
1  .  Do valor que ele atribui ao resultado  advindo de cada alternativa " Que Vroom chama de Valencia" .
2 . Da percepção de que a obtenção de cada resultado está ligada a uma compensação "Que Vroom Chama de instrumentação"
3 . Da expectativa que ele tem de poder obter cada resultado "Que Vroom Chama de Expectativa".
Assim sendo para que uma pessoa esteja "Motivada" a fazer alguma coisa é preciso  que ela, simultaneamente;
Valor atribuido a compensação advinda de fazer essa coisa.
Acredita que fazer essa coisa ela receberá a compensação esperada.
Acreditar que te condições de fazer aquela coisa.
Essa Teoria restringe-se à Motivação para produzir, Assim sendo, uma pessoa poderia aumentar sua produtividade quando três condições se apresentam;
1  .  Objetivos Pessoais do individuo:estes poderiam incluir dinheiro, Bonus, Segurança no cargo, aceitação social, reconhecimento e trabalho interessante.
2 . Relação Positiva entre satisfação dos Objetivos e a Alta Produtividade:sendo assim, se um operário tem como objetivo um salário maior e se trabalha na base de remuneração por produção seu aumento salarial poderá ser uma forte arma para sua Motivação.
3 . Percepção de sua Capacidade de influenciar sua Produtividade: Significa dizer que, se um empregado acredita que maior esforço despendido terá pouco Efeito sobre o resultado "Ou o contrario"Sua Motivação será diretamente influenciada.

      Teoria Motivação pelo Êxito "McClelland"

David McClelland, Psicólogo americano, Apresentou 3 Necessidades ou Motivos como os responsáveis pelo comportamento Humano.
A essa teoria chamou de Teoria da Motivação pelo Êxito e/ou Medo.
Para ele os principais Vetores da Necessidade para que um ser humano pudesse obter a sua satisfação eram: Realização, Afiliação e Poder


Essa teoria Afirma que cada Pessoa tem um nível de Necessidade diferente da outra.
Mas, essas Necessidades nunca são nulas, Sendo assim sempre haverá uma traço dessa Necessidade, por menor que seja principalmente a "Realização", que é a primeira Necessidade aprendida durante os primeiros anos de vida.
A base da Teoria afirma que quando u individuá consegue algo através de algum Motivo, o mesmo meio será utilizado para resolver outros problemas, Isto caracteriza o estilo da pessoa.
Essas Necessidades apontadas corresponde aos níveis mais altos da pirâmide de Maslow e aos fatores motivacionais de herzberg.
Atualmente a teoria de McClelland é utilizada para medir o Clima  Organizacional de uma empresa.



Esperamos que esse material Bonus ajude colaboradores ao melhor entendimentos sobre Miner-Minerals.ru e também sirva  a quem esteja em busca de conhecimentos e informações.




Vamos Adiante!
 Obrigado por participar!


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